Mestres do Oriente – Histórias de ética e sabedoria

Essa história em quadrinhos traz heróis da época dos samurais, que ensinam lições de superação, coragem e estratégia

O mangá Mestres do Oriente, de Hisashi Ohta, narra dez histórias inspiradas em fatos e personagens reais do Japão feudal, com exceção do primeiro capítulo, que se passa na China Antiga, com sua história e cultura milenar. 

Ao longo do mangá, os personagens principais enfrentam e superam momentos de crise e nos ensinam lições de estratégia, coragem e sabedoria. As histórias são baseadas no livro Kokoro no Michi (A Bagagem dos Viajantes – Histórias de Ética e Sabedoria, lançado em 2014), que vendeu mais de 900 mil exemplares no Japão.

O período da história do Japão feudal foi marcado por constantes batalhas entre os diversos clãs. Foi a época de ouro dos samurais, com seu código de honra. Um exemplo desse legado é a história do personagem que ganhou dois capítulos no mangá, Takeda Shingen, um senhor feudal que conquistou o respeito e a lealdade dos soldados e do povo mesmo após sua morte.

Diz a apresentação do mangá: “Por incrível que pareça, apesar de guerreiros, cultivavam formas de viver em harmonia e serenidade”.

Já o principal destaque do mangá é a história do daimio (senhor feudal) Toyotomi Hideyoshi, que unificou o Japão após mais de um século de guerra civil. É considerado um general brilhante, um sábio estadista e um entusiasta das artes. Embora não seja tão conhecido no Ocidente, seu feito foi comparado ao de Abraham Lincoln, o presidente americano que liderou o país durante a guerra civil e aboliu a escravidão. Filho de camponeses, seu pai morreu quando ele tinha sete anos. Aprendeu a arte do kendo e leu clássicos chineses como A Arte da Guerra, de Sun Tzu. É surpreendente como em pleno Japão feudal, onde as classes sociais não mudavam, o filho de um camponês tenha conseguido tornar-se um herói nacional. Como ele conseguiu isso? Onde ele buscou forças? São essas respostas que o mangá ilustra de forma simples e leve.

Sobre o Autor 

Hisashi Ohta nasceu na Província de Shimane, Japão, em 1970. Graduou-se pelo Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Nagoya e formou-se na Escola de Animação Yoyogi. Entre seus trabalhos está “A história de Buda em mangá”. 

Dados da Publicação

ISBN:978856516604      Número de Páginas: 155      Formato: 13.50 x 20.50 cm.      Preço: R$ 15,00

Adquira já o seu!